Gaston Leroux

     

   Autores

   
Obras do Autor
   
Gaston Louis Alfred Leroux (6 de maio de 1868, Paris, França – 15 de abril de 1927, Nice, França) jornalista e escritor de romances policiais, tornou-se famoso mundialmente pela publicação e inúmeras adaptações para cinema e teatro de uma de suas obras-primas “O Fantasma da Ópera”, publicado originalmente em 1910.

Entre as mais famosas adaptações desse clássico da literatura francesa estão a produção para o cinema estrelada por Lon Chaney, em 1925; a de 1943, estrelada por Claude Rains, Susanna Foster e Nelson Eddy e a mais recente, de 2004, estrelada por Gerard Butler, Miranda Richardson, Ciáran Hinds e Simon Callow e baseada no musical de 1986 de Andrew Lloyd Webber.

Leroux estudou direito na Sorbonne, em Paris, graduando-se em 1889. Herdou milhões de francos e viveu nababescamente até quase falir.

Em 1890, começou a trabalhar como repórter e crítico teatral para o jornal “L’Écho”, de Paris. Sua carreira jornalística atingiu o ápice quando se tornou correspondente internacional para o jornal “Le Matin”. Em 1905, transferiu-se para a Rússia, onde viria a testemunhar e cobrir os acontecimentos relacionados com a Guerra Russo-Japonesa, que viria culminar com a Revolução Russa de 1917.

Em 1907, deixou a carreira jornalística e começou a escrever ficção. Em 1909, ele e o produtor, escritor e poeta Arthur Bernède (1871-1937) fundaram uma companhia cinematográfica, “Société des Cinéromans”, para simultaneamente transformar em filmes seus romances publicados.

Seu primeiro romance de mistério foi “O mistério do quarto amarelo” (1908), cujo personagem principal era o detetive amador Joseph Rouletabille. A contribuição de Leroux para a ficção de mistério francesa é comparada à de Sir Arthur Conan Doyle, na Inglaterra, e de Edgar Allan Poe, nos Estados Unidos.

Leroux viria a falecer em Nice, em 15 de abril de 1927, vítima de infecção do trato urinário.
   
Affonso Romano de Sant`Anna
Afonso Rodrigues de Aquino
Albert Pike
Alberto José Marchi Macedo
Alejandro Maciel
Almir Correia
Anne Brontë
Bram Stoker
Celso Abrahão
Charles Dickens
Charlotte Brontë
Christopher Knight
Cláudio Cruz
Dante Alighieri
Eça de Queirós
Elizabeth Gaskell
Emily Brontë
F. Scott Fitzgerald
Fábio Cyrino
Fernando Klein
Gaston Leroux
Guy de Maupassant
Henry James
Henryk Sienkiewicz
Herman Melville
Jane Austen
Johann Wolfgang von Goethe
John Buchan
John Donne
Jonas Ribeiro
José Castellani
Joseph Conrad
Jules Verne
L Frank Baum
Lew Wallace
Ligia Maria F. Cyrino
Luís Filipe Sarmento
Luís Vaz de Camões
Márcio Tadeu Anhaia de Lemos
Mary Shelley
Oscar Wilde
Percy Shelley
Regina Drummond
Ricardo Maffia
Richard Francis Burton
Robert Lomas
Robert Louis Stevenson
Rudyard Kipling
Sérgio Olímpio Gomes
Tânia Mara Marques Granato
Thomas Carlyle
Vasco Graça Moura
Virginia Woolf
Vitor Alexandre Chnee
William Shakespeare