A Editora Landmark na Imprensa
"Às vésperas da I Guerra: Suspense. ‘Os 39 degraus’, romance de espionagem que virou filme de Hitchcock, ganha nova edição no Brasil

Os 39 degraus é bem mais famoso como o clássico de Alfred Hitchcok, o melhor dos filmes da fase inglesa do diretor – a primeira, antes de ir para Hollywood. Mas o thriller de espionagem é a adaptação de um livro, que está completando 100 anos este mês e que ganha nova edição no Brasil, bilíngue e com capa dura.

O autor é o escocês John Buchan (1875-1940) que teve proeminência na política: foi secretário de um administrador de colônias britânicas, o que fez conhecer terras distantes; foi barão; e governador geral do Canadá.

A primeira publicação de Os 39 degraus foi como novela seriada em agosto e setembro de 1915, saindo como livro em outubro. O protagonista, Richard Hannay, acabou se tornando o herói em quatro livros do Buchan.

Publicado no começo da I Guerra Mundial, a história se passa em maio e junho de 1914 com o cheiro da guerra no ar na Europa. Hannay volta da Rodésia, na África, para Londres. Mas ele acaba ajudando um homem que diz que está para acontecer um atentado ao primeiro-ministro grego em visita à Inglaterra, um plano para desestabilizar a Europa.

O filme de Hitchcock muda a história substancialmente, e, em suas mãos, Os 39 degraus se tornou um dos grandes exemplares do diretor em que um inocente é tido como culpado e precisa fugir para provar sua inocência – na verdade, é o primeiro deles na filmografia de Hitch (outros seriam, por exemplo, Sabotador, de 1942, e Intriga Internacional, de 1959). O British Film Institute fez uma pesquisa em 1999 para eleger os melhores filmes britânicos de todos os tempos e Os 39 degraus ficou em 4º lugar.

O livro acabou sendo adaptado outras vezes: a primeira versão colorida, em 1959, mais próxima à adaptação de Hitchcock que ao livro original, e outra em 1978, esta uma adaptação mais fiel ao romance. Um telefilme da BBC foi produzido em 2008. E até videogame o livro virou, em 2013. É bom que, vez por outra, sejamos lembrados que algumas histórias famosas têm um início. E esta edição de Os 39 degraus trás esse inicio na tradução de Doris Goettems, mas também mais original ainda: nas palavras do próprio autor, na versão original em inglês acompanha a edição brasileira."

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]