A Editora Landmark na Imprensa
"Clássico ‘Frankenstein’ ganha reedição com texto original em versão bilíngue

Um velho é encontrado caminhando em direção ao pólo norte e diz aos que o encontram que está à caça do “demônio”. É acompanhando esses anos finais da vida do cientista Victor Frankenstein que começa o romance “Frankenstein: o Moderno Prometeu”, de Mary Shelley (1797-1851). A obra acaba de ganhar nova edição, em português e inglês, com o texto da primeira versão, lançada em 1818.

Se o livro já é pouco conhecido em relação aos filmes, o texto original, então, é quase uma raridade. “Frankenstein” foi escrito por Mary Shelley quando ela tinha apenas 19 anos. Em 1831, a autora editou a obra e alterou o estilo do texto original, avaliado por ela como “imaturo”.

“Não alterei qualquer parte da história, nem introduzi ideias. Corrigi a linguagem onde ela estava tão seca que seria capaz de interferir no interesse da narrativa”, diz ela no prefácio da segunda edição – a mais popularizada.

Narrado em uma mistura de cartas e capítulos, “Frankenstein” se dedica não ao monstro, mas ao criador dele, um homem pouco corajoso e preconceituoso, mas que aprende a utilizar a eletricidade para reverter a morte.

O problema é que a criatura – citada no livro apenas como “monstro”, “demônio” ou “bem-feitor” – volta ao mundo com um aspecto asqueroso, o que leva toda a sociedade a desprezá-la, apesar de seu avançado intelecto. É desse embate que nasce a natureza perversa do personagem que encanta e assombra há 200 anos.

‘Frankenstein’, de Mary Shelley. Editora Landmark, 320 págs., R$ 42 | Divulgação"

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]