A Editora Landmark na Imprensa
"Livro celebra 200 anos de nascimento de escritora

Se ainda vale aquele pensamento de que “feminismo é a ideia radical de que mulheres são pessoas”, então a famosa escritora Charlotte Brontë (1816-1855) e suas diversas obras literárias continuam sendo exemplos de um feminismo que ajudou na consolidação do papel da mulher, principalmente na sociedade. A escritora e poeta inglesa, a mais velha das três irmãs Brontë — todas escritoras e feministas — está entre os principais nomes do tempo que ficou conhecido como época de ouro dos romances vitorianos. Em especial por causa da obra ""Jane Eyre"", publicada em 1847 e que se tornou um clássico atemporal.

E como 2016 marca os 200 anos de nascimento da escritora, a editora Landmark acaba de relançar justamente ""Jane Eyre"" (656 págs., R$ 57,00) em edição especial, bilíngue e ilustrada. O livro é uma biografia fictícia da personagem que dá nome ao romance, uma órfã maltratada pela tia e pela vida que sai de um colégio interno para trabalhar como governanta na casa do misterioso Sr. Rochester. Ela, dona de uma religião e filosofia próprias, desafia o destino imposto às mulheres e as posições sociais que elas deveriam ocupar.

Exatamente por isso, logo o obscuro patrão, peça vital da narrativa, se encanta por Jane, o que, aos poucos, se transforma numa brutal e louca paixão. Um livro recheado de características góticas, que oferece diversas mensagens que permanecem até hoje.

Tanto que ""Jane Eyre"" foi uma das obras literárias mais adaptadas para outras mídias: foram 16 versões cinematográficas, desde a primeira adaptação realizada ainda nos tempos do cinema mudo em 1915, até a grandiosa realizada em 1944, estrelada por Orson Welles como Lorde Rochester, Joan Fontaine como Jane Eyre, Agnes Moorehead como Mrs. Reed e Elizabeth Taylor como Helen Burns.

Houve ainda uma nova versão em 2011, que chegou às telas do cinema, estrelada por Mia Wasikowska (de ""Alice no País das Maravilhas"") como Jane Eyre e Michael Fassbender (""Bastardos Inglórios"" e ""Steve Jobs"").

http://correio.rac.com.br/_conteudo/2016/09/entretenimento/450912-livro-celebra-200-anos-de-nascimento-de-escritora.html"

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]