A Editora Landmark na Imprensa
"

Eventos no mundo todo estão comemorando os 150 anos do nascimento do escritor Oscar Wilde, conhecido tanto por sua obra quanto por sua tempestuosa história de vida. Desde um filme com o roqueiro Bono Vox até uma peça na Austrália com o neto do autor, o talento, o gênio, a sensibilidade e o humor deste aclamado escritor irlandês brilham no mês de seu aniversário. No Brasil, acaba de ser lançado uma inédita edição comemorativa bilíngüe com todos os contos de Wilde.

Nascido Oscar Fingal O""""Flahertie Wills Wilde, a 16 de outubro de 1854 na cidade de Dublin, Irlanda, Wilde foi autor de diversas peças teatrais, poemas, romances e contos. Entre seus trabalhos mais conhecidas estão o romance O Retrato de Dorian Gray, a peça A Importância de Ser Fiel e o conto O Fantasma de Canterville. Wilde ficou famoso tanto pela obra quanto pelo processo por homossexualismo, que terminou por jogá-lo na prisão em 1895 e interrompeu sua trajetória de sucesso.

Um dos pontos altos das comemorações está nas mãos do cantor de rock Bono Vox e de seu colega de banda Larry Mullen, ambos do U2, dos atores Liam Neeson (A Lista de Schindler) e Charlie Sheen (Platoon), e da ex-Spice Girl Mel B. Ao lado de dezenas de outras personalidades, num total de 150 pessoas, vão aparecer em filme celebrando o 150° aniversário de nascimento de Wilde. A direção é de Bill Hughes, nascido no mesmo dia que o escritor.

Oscar também vem sendo reverenciado no Brasil. A atriz Jacqueline Laurence, conhecida por seus 45 anos de encenações em palcos, tevê e cinema, dirige a peça Indecência Clamorosa, do venezuelano Moises Kaufman, mostrando os julgamentos que terminaram por levar Wilde à prisão com trabalhos forçados em 1895. A peça estreou no Rio de Janeiro e esteve em cartaz no Centro Cultural São Paulo até outubro.

Nas estantes das livrarias, a comemoração é feita com o livro ""Contos Completos - Stories"", da Editora Landmark. Uma edição primorosa dos contos do autor onde o leitor vê, lado a lado, o texto traduzido e o original. O volume apresenta 13 contos escritos entre 1888 e 1891 e originalmente publicados em quatro livros de Wilde. Nesses trabalhos constam algumas de suas mais famosas histórias, entre as quais O Fantasma de Canterville, O Pescador e sua Alma e O Crime de Lorde Arthur Savile.

Com 256 páginas e preço de R$ 38,40, o volume brinda os brasileiros com as histórias curtas produzidas durante o período menos turbulento da vida de Wilde. Segundo Fábio Cyrino, editor da Landmark, a edição bilíngue é a melhor solução possível para fazer jus à obra de Wilde. ""O leitor brasileiro pode apreciar o conteúdo na tradução e, se quiser um contato mais próximo com o autor, o original está ali à mão, bem ao lado”, comenta. "

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]