A Editora Landmark na Imprensa
"A Editora Landmark, especializada em grandes clássicos bilíngües da literatura mundial, lança agora Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, de quem a editora já publicou o volume ""Persuasão"".

Antenado pelo Ezra Pound do ABC Literatura, uma espécie de heterodoxo manual didático destinado a guiar o leitor por entre o que havia de criativo na grande literatura mundial, despertei, no final da década de 1970, para a obra de Jane Austen. ""Se vocês quiserem estudar o romance"", dizia o autor d""Os Cantos, ""leiam o que houver de melhor no gênero"". E citava, como exemplo, o Tom Jones de Henry Fielding, os maravilhosos Tristram Shandy e The Sentimental Journey, de Laurence Sterne, além ""dos romances de Jane Austen e Anthony Trollope"".

""Orgulho e Preconceito"" foi publicado pela primeira vez em 1813. O romance traça um retrato fiel, divertido e não menos sarcástico da sociedade inglesa do início do século XIX. Os costumes, o amor, a condição da mulher, os preconceitos e o casamento são abordados pela autora, que produziu uma das primeiras comédias românticas da literatura. Formalmente muito distante da sofisticação de Henry James, Jane Austen é bem mais complexa do que sugere sua fama de escritora de histórias de casamento. Em seus livros, como neste Orgulho e Preconceito, não se deve confiar na pessoa que narra o livro - ela confunde, engana, brinca com a, digamos, ingenuidade do leitor. A maior parte do romance vai mostrar justamento o contrário do que ""informa"" o narrador. É depois de uma segunda leitura que se descobre que a verdade é dita dissimuladamente. E aqui aproximo Austen de nosso bruxo Machado de Assis, o Machado de ""Dom Casmurro"". Mas isso é papo para outra oportunidade. ""Orgulho e Preconceito"" (a exemplo de ""Razão e Sensibilidade"") ganhou diversas versões para o cinema e televisão, a mais recente em 2005, com interpretações de Keira Knightley e Matthew Macfadyen nos papeis principais. Suas narrativas casamenteiras espelham um narrativo novelístico que o cinema soube aproveitar.

Jane Austen (1775-1817) nasceu em Hampshire, na Inglaterra. Aos 14 anos terminou seu primeiro livro. Morreu aos 42 anos. Cinco de seus trabalhos mais conhecidos são: ""Orgulho e Preconceito"", ""Masfield Park"", ""A Abadia de Northanger"",""Persuasão"" e ""Razão e Sensibilidade""."

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]