A Editora Landmark na Imprensa
"

Com dezenas de fotos e facsímiles de documentos históricos inéditos, o livro ""Café, Ferro e Argila"", em lançamento pela Editora Landmark, mostra a história da obra arquitetônica que transformou - nesse caso literalmente - o estado de São Paulo na ""locomotiva do Brasil"" e que teve o mais profundo impacto econômico na vida do País entre fins do século 19 e início do 20.

Em luxuosa edição de 256 páginas com fotos e cópias de documentos centenários, o livro escrito pelo arquiteto e urbanista Fábio Cyrino se baseia em cinco anos de pesquisas em torno da saga da construção da San Paulo Railway, a mais monumental obra de engenharia erigida na América do Sul de 150 anos atrás. A estrada de ferro, também conhecida como Santos-Jundiaí, foi uma resposta à altura, com a mais alta tecnologia da época, de um sonho acalentado desde o tempo do Brasil colonial - o de construir uma ligação entre as áreas produtivas do interior paulista e o porto exportador de Santos, no litoral do estado.

""Definir os esforços dos construtores da San Paulo Railway como heróicos não é nenhum exagero"", diz Cyrino, o autor do livro que chega este mês às livrarias. ""Foi uma obra que em apenas uma de suas fases de implantação consumiu mais de 6,7 milhões de libras, um valor estupendamente alto para a época, que empregou milhares de pessoas e se estendeu por praticamente 50 anos. Sem ela, nem São Paulo nem o Brasil seriam hoje o que são"".

Com o livro, baseado nas pesquisas do autor para obtenção de seu mestrado em História da Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), acabam caindo alguns dos mitos que envolvem esta obra que teve entre seus patronos o Viscond e de Mauá. Uma das fantasias que o autor refuta é a de que todo material construtivo usado na ferrovia, incluindo insumos para a construção da Estação da Luz, em São Paulo, teve como origem a importação da Inglaterra. ""Insumos básicos como tijolos e telhas foram produzidos no Brasil, com forte impacto sobre a então incipiente indústria local"", diz ele. ""Mas o restante dos materiais, inclusive peças gigantescas como as estruturas da gare da Luz e viadutos ferroviários completos, vieram de navio desde a Europa.""

As dificuldades de Cyrino para levantar as informações que compõem Café, Ferro e Argila não foram pequenas. Além de boa parte das construções estar destruída ou abandonada, Fábio pouco encontrou em documentação no Brasil. Contratos, memorandos técnicos e laudos citados e mostrados em primeira mão no livro foram localizados por ele na Inglaterra.

O mesmo vale para significativa parcela dos registros fotográficos e para relatórios redigidos pelos engenheiros durante a construção. Do livro t ambém constam o mais antigo registro fotográfico do arquiteto Ramos de Azevedo, flagrado em visita às obras na Serra do Mar, e quatro aquarelas de Victor Dubugras, arquiteto que antecipou o Modernismo na virada do século e que em 1915 criou um elogiado projeto para ampliar a estação da Luz - e jamais colocado em prática.

Para se ter uma idéia pálida do impacto da ferrovia na vida da maior cidade brasileira, segundo o livro de Cyrino, foi com ela que São Paulo saltou de uma arquitetura rústica baseada em taipa de pilão para os edifícios em alvenaria que se transformaram em sua marca registrada.

De longe, a San Paulo (Brazilian) Railway Company Ltd., empresa criada em 1857 para construir a ferrovia, pode acompanhar a história brasileira por mais de um século. Embora sua concessão de exploração da estrada tenha sido cancelada em 1946, a empresa durou bem mais. Ela só foi oficialmente extinta no início da década de 1990.

No livro, Cyrino ainda detalha em minúcias as técnicas construtivas, materiais utilizados e estilos de época, tornando a leitura agradável tanto para o amplo público que pouco sabe sobre este importante momento da história econômica brasileira quanto para arquitetos, engenheiros e historiadores. "

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]