A Editora Landmark na Imprensa
"TÓQUIO, 24 de março /PRNewswire/ -- Em 21 de março de 2009, em uma cerimônia de graduação na Universidade Soka em Hachioji, Tóquio, a Universidade College South da Dinamarca concedeu um diploma de doutorado honorário a Daisaku Ikeda, fundador da Universidade Soka e Presidente da Soka Gakkai International (SGI), elevando para 250 o número de honras acadêmicas recebidas por ele.

Soren Vang Rasmussen, Reitor da Universidade College South concedeu o diploma em reconhecimento pelo ""longo serviço e valorosa contribuição para a pesquisa e a prática em prol do desenvolvimento da Educação para a Vida"", explicando que o sistema de educação Soka tem muito em comum com a forte tradição dinamarquesa de ""educação para a vida"", inspirada por N.S.F. Grundtvig, pai da tradição popular da escola secundária dinamarquesa e pelo escritor e filósofo Soren Kierkegaard.

Em seu discurso na cerimônia, Ikeda enfatizou o papel da educação na prevenção da guerra, declarando que, enquanto a guerra separa as pessoas, a educação as aproxima. Ele também expressou suas expectativas de progresso na direção do desarmamento nuclear durante conversações entre os Estados Unidos e a Rússia, esperadas durante a Cúpula do G20 em abril, em Londres. Ele propôs o estabelecimento de um painel intergovernamental sobre a abolição das armas nucleares para reunir a sabedoria dos cientistas e dos especialistas em desarmamento de todo o mundo com uma estrutura similar ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, e convocou todas as pessoas do mundo a levantarem suas vozes com o objetivo de obtermos um mundo sem armas nucleares.

Jim Garrison, Presidente da John Dewey Society e professor de filosofia da educação da Virginia Tech em Blacksburg, Virgínia, E.U.A., também discursou, destacando as similaridades entre a educação Soka, que se concentra em estimular o pensamento criativo e a contribuição social, e as idéias do pioneiro educador americano John Dewey.

Mensagens de felicitações foram enviadas por Oscar Arias Sanchez, Presidente da Costa Rica, pelo ex-Presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev e pelo Ministro da Educação da Dinamarca Bertel Haarder, entre outros.

Histórico

Ikeda recebeu seu primeiro prêmio acadêmico, um doutorado honorário da Universidade do Estado de Moscou, em maio de 1975. Desde então, universidades e instituições acadêmicas de todo o mundo reconheceram suas diversas contribuições para a paz e a educação, incluindo a Universidade de Pequim, a Universidade de Bolonha, a Universidade de Denver, a Universidade de Ancara, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade de Déli, a Universidade das Filipinas, a Universidade de Sidney e a Universidade de Gana. Das 250 honras recebidas, 129 são doutorados honorários, 118 são professorados honorários e 3 são presidências de honra.

Daisaku Ikeda nasceu em Tóquio em 1928. Sua experiência na juventude com os horrores da Segunda Guerra Mundial criou nele a determinação de trabalhar pela paz. Ele foi o Presidente da associação budista Soka Gakkai de 1960 a 1979. Desde 1975 ele é o Presidente da Soka Gakkai International, a qual possui 12 milhões de membros em 192 países e territórios e é ativa na promoção da paz, da sustentabilidade e da educação visando os direitos humanos.

Ikeda realizou diálogos com os principais pensadores de diferentes culturas, incluindo o historiador britânico Arnold Toynbee, o ganhador de dois prêmios Nobel, Linus Pauling e o acadêmico da paz Johan Galtung. Cinqüenta destes diálogos foram publicados em forma de livro. Ele atualmente está envolvido em um diálogo sobre educação com Hans Henningsen, ex-Diretor da Askov Folk High School.

Baseado na filosofia da educação Soka (de criação de valor) do fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi (1871-1944), Ikeda estabeleceu o sistema de educação Soka que abrange desde os jardins de infância em Hong Kong, Coréia, Malásia, Cingapura e Brasil, até as universidades no Japão e nos Estados Unidos.

Para a lista completa de honras e instituições, visite o endereço: http://www.daisakuikeda.org

"

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

editora@editoralandmark.com.br