A Editora Landmark na Imprensa
"Por Ana Maria Penteado

Quem adora os livros de Jane Austen, levante a mão ! Aposto que todos na sala farão isso rapidamente! É uma delícia mergulhar na leitura dos livros da romancista britânica, nascida em Steventon, Hampshire, Inglaterra, em 16 de Dezembro de 1775 e que morreu muito jovem em 28 de Julho de 1817. Apesar disso, teve uma obra literária que deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. O mais incrível é que toda a vida da escritora transcorreu junto um pequeno grupo social, formado pela aristocracia rural inglesa. Ela soube retratar como ninguém, em seu estilo único, intrigas, mentiras, traições, casamentos arranjados e forçados, razão, sensibilidade, orgulho, preconceito da sociedade inglesa do século XVIII, mesmo não sendo uma frequentadora da alta sociedade da época. Entre seus livros mais conhecidos estão, RAZÃO E SENSIBILIDADE, MANSFIELD PARK, EMMA, ORGULHO E PRECONCEITO, considerado o melhor de sua obra, além de PERSUASION E NORTHANGER ABBEY publicados depois de sua morte. Praticamente todos os seus livros ganharam versões para o cinema. ORGULHO E PRECONCEITO, por exemplo, já recebeu versões para a televisão inglesa com Collin Firth como Mr Darcy e para o cinema, com Keira Knightley como Lizzie e Matthew Macfayden como MR Darcy. A heroína Eizabeth Bennet e o livro também são citados em MENSAGEM PARA VOCÊ com Tom Hanks e Meg Ryan. Os dois personagens serviram de inspiração para BRIDGET JONES e para uma versão indiana.

MR DARCY E ELIZABETH BENNET SÃO O MÁXIMO!

Escreví tudo isso para falar da Editora Landmark, especializada em grandes títulos bilíngues, qua já havia lançado uma edição de ORGULHO E PRECONCEITO e agora resgata o esquecido clássico de Jane Austen, A ABADIA de NORTHANGER. O livro retrata o balneário de Bath, Inglaterra, freqüentado por Jane Austen e sua família, na obra protagonizada por Catherine Morland. Em meio aos passeios e bailes, a moça conhece outros jovens da cidade, entre eles John Thorpe e Henry Tillney, inseridos no mundo da literatura e da história, revelando assim à ingênua Morland os deleites de grandes romances. O general Tillney, pai de Henry, convida o grupo para uma visita em uma de suas propriedades, a Abadia de Northanger, estadia aceita prontamente pela moça animada com o clima de mistério e conhecimento. Com os delírios da produção gótica, Catherine entra em um conflito entre ficção e realidade durante suas experiências literárias e estadia na casa, cujo ambiente a remete ao antigo, ao sombrio e ao fantástico. O livro vem com nova tradução e em edição bilingue - texto original e versão em português juntos.

SE VOCÊ AINDA NÃO LEU NENHUM DESSES LIVROS APROVEITE E TORNE-SE MAIS UM FÃ DE JANE AUSTEN.

Acabei de me lembrar de outro filme muito bom sobre o universo da obra de Jane Austen e que pode ser encontrado nas locadoras, O CLUBE DE LEITURA DE JANE AUSTEN. Vocês vão gostar. "

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]