A Editora Landmark na Imprensa
"Para Virginia Woolf, Jane Austen é “a mais perfeita artista entre as mulheres, a escritora cujos livros são imortais”; e completa o seu juízo acentuando que, se a autora de Mansfield Park não tivesse morrido aos 42 anos de idade, em 1817, de tuberculose, quando encontrara um novo caminho em sua ficção, seria hoje saudada como a precursora de Proust e Henry James. E da própria Virginia Woolf, a quem Austen influenciou. Publicado em 1814, este romance estava desde 1983 fora de catálogo, quando foi publicado pela Global na tradução de Rachel de Queiroz.

Tennyson, conterrâneo de Austen, comparou-a a Shakespeare, e talvez não tenha exagerado. Para Otto Maria Carpeaux, ela é um gênio. “Jane Austen é estritamente inglesa, e o leitor superficial só vê ‘tea-table romances’, onde aqueles viram Shakespeare. Jane Austen foi uma moça provinciana inglesa; viveu sempre no seio da família. Relações familiares, noivado e casamento, são os seus únicos temas.”

É verdade. Suas histórias, fundadas num extraordinário poder de imaginação e observação da vida cotidiana de seu país, giram sempre em torno de paixões, casamentos, festas, chás (“tea-table”), passeios, conflitos familiares. Contudo, sob essa trama aparentemente frívola, o leitor identifica a grande arte que conduz à sondagem profunda do humano.

Essa combinação ressurgiu no cinema que adaptou, com grande sucesso de crítica e público, obras como Razão e Sensibilidade (1811) e Orgulho e Preconceito (1813). Ela nos legou algumas das criaturas mais completas da literatura universal, como a Elizabeth Bennett de Orgulho e Preconceito.

Mansfield Park é fruto da fase mais madura da autora. É a história ao mesmo tempo pungente e divertida de três irmãs e três casamentos: uma comédia da vida doméstica e social numa pequena cidade inglesa, apresentando conflitos que envolvem amor e contratos sociais, escravidão e civilidade, riqueza e autopercepção – pontuados com o toque irônico de Austen, sua marca registrada. Esta nova edição traz a tradução de Adriana Zardini, presidente do Jane Austen Sociedade do Brasil."

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]