A Editora Landmark na Imprensa
"Conhecer a história é importante não só para se compreender a atualidade mas também para que não se repitam erros do passado. Durante a 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que este ano acontece pela primeira vez no Pavilhão de Exposições do Anhembi, de 9 a 19 de março, diversos lançamentos na área de história vão fazer a alegria de todos os leitores.

Com o interesse de apresentar a história das primeiras igrejas cristãs, Helmut Koester escreveu “Introdução do novo testamento”, da Editora Paulus, obra indispensável aos que querem conhecer as bases do cristianismo e compreender os aspectos que levaram ao seu surgimento. O livro acompanha os primeiros escritos do cristianismo canônicos e não canônicos a partir dos períodos históricos em que foram gerados: o judaico e o greco-romano.

A obra “História da Filosofia – Volume VI”, escrita por Giovanni Reale e Dario Antiseri é organizada em sete partes e vinte e três capítulos que mostram o desenrolar das principais vertentes filosóficas dos dois últimos séculos. Também editado pela Paulus, o livro visa a colocar ao alcance de todos a grande aventura do pensamento humano, por meio das idéias dos grandes pensadores, como Friedrich Nietzsche, Adorno, Max Horkheimer, Max Weber, Edmund Husserl e Ludwig Wittgenstein, entre outros. A Editora Landmark lança na Bienal o “Diários de um rei exilado”, que narra a saga da fuga de D. João e a Corte para o Brasil. Em tom onírico, Alejandro Maciel inclui as fantasias e sonhos do rei quando vê o paraíso perdido, onde tudo é novo e puro. Admirador da história brasileira, Alejandro descreve todos os passos de D. João em uma ficção histórica em que o narrador é o próprio regente de Portugal e futuro rei do Brasil.

Falando em grandes líderes, a On Line Editora leva para a Bienal do Livro mais uma edição de “Grandes Líderes da História”, desta vez, contando a trajetória de Juscelino Kubitschek. O jornalista Lucas Pires aborda detalhes da vida e obra do presidente do Brasil na segunda metade da década de 50.

Ele não foi nenhum líder político, mas conquistou a simpatia e apoio de toda a comunidade. Como todas as lendas que tendem a ficarem maiores que os fatos, Lampião e sua saga pelo nordeste brasileiro contêm todos os elementos de aventura, romance, violência, amor e ódio das grandes histórias da humanidade. “Lampião, senhor do sertão: vidas e mortes de um cangaceiro”, escrito por Élise Grunspan-Jasmin e editado pela Edusp, apresenta uma vasta documentação, cheia de contradições, que reflete as diferenças de percepção da personagem segundo contextos e narradores diferentes.

Entre bruxas e demônios, a editora Edusp vem com uma ótima pedida. “Pensando com Demônios: A idéia de bruxaria no princípio da Europa moderna” foi escrito por Stuart Clark e trata-se de um estudo inovador que examina a fundo o interesse de intelectuais europeus (filósofos, teólogos, sacerdotes, médicos e juristas) pela demonologia, desde o século XV até o início do século XVIII. O professor de introdução à história moderna teoriza sobre o assunto e propõe discussões com propósitos ideológicos mais amplos.

Já a editora M. Books, aposta em títulos variados sobre história, como “50 batalhas que mudaram o mundo”, escrito por Willian Weir, que lista as 50 batalhas em ordem de importância desde 490 A.C. até a atualidade, analisando as razões e conseqüências de cada conflito. Em “Tentativas, atentados e assassinatos que mudaram o mundo”, o autor Stephen J. Spignesi apresenta relatos sobre um assassinato ou atentado, com detalhes do agressor, da vítima e as conseqüências históricas e judiciais.

Lançamento exclusivo para a Bienal, “Santos Dumont - Bandeirante dos Ares e das Eras”, da Editora Madras, narra a trajetória de vida do homem que revolucionou toda uma era. Resultado de uma profunda e bem realizada pesquisa, os autores Paulo Urban e Homero Pimentel falam sobre a polêmica da invenção do avião, além da vida e da obra de Santos Dummont, desde o início até seu suicídio. "

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]