A Editora Landmark na Imprensa
"VEJA desta semana traz uma reportagem sobre o livro Orgulho e Preconceito e Zumbis, do americano Seth Grahame-Smith. Inspirado no romance de Jane Austen, o livro inaugura a tendência ""clássico mistureba"", associando os personagens das obras-primas da autora a monstros marinhos, vampiros e outros seres de escassa razão e pouquíssima sensibilidade. Use a revista como ponto de partida para apresentar a seus alunos o trabalho de Jane Austen, ícone da literatura inglesa e mundial.

Para finalizar a aula, proponha que os alunos elaborem um painel com outras manifestações de intertextualidade, ilustrado por casos de diálogo entre pinturas e esculturas de diferentes autores e épocas. Por exemplo, muitos consideram que a mãe com a criança morta no colo, no painel Guernica, de Pablo Picasso, dialoga com a Pietà, a mais famosa escultura de Michelangelo. Imagens inspiradas na Pietà também estão presentes nos painéis de Portinari criados para o edifício da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

Avaliação Na primeira aula, certifique-se de que a turma entendeu as marcas de estilo de Jane Austen e foi capaz de identificá-las corretamente no texto. Na segunda aula, observe se o conceito de intertextualidade ficou claro para os alunos e se eles conseguiram aplicá-los na análise dos dois poemas e na elaboração do painel.

Quer saber mais?

Filmografia: Razão e sensibilidade, EUA/Reino Unido, 1995, direção de Ang Lee; Orgulho e preconceito, França/Reino Unido, 2005, direção de Joe Wright; O clube de leitura de Jane Austen, EUA, 2007, direção de Robin Swicord

Bibliografia: Orgulho e Preconceito, Jane Austen, Martin Claret, tel.: (11) 3672-8144; Razão e Sensibilidade, Jane Austen, Landmark, tel.: (11) 2711-2566 "

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]