A Editora Landmark na Imprensa
"Clássico da literatura britânica em versão trash é lançado em português

""Orgulho e Preconceito e Zumbis"". Parece brincadeira, mas esse é o título da mais nova publicação do escritor Seth Grahame-Smith, lançada esta semana no Brasil pela editora Intrínseca. Nenhuma semelhança com o famoso romance de Jane Austen, Orgulho e Preconceito, é mera coincidência. O livro, que chegou ao terceiro lugar dos mais vendidos no New York Times e será levado às telonas por Natalie Portman, é de fato o mesmo, apenas acrescido de zumbis comedores de cérebros.

Segundo a Quirk Books, editora que publicou o romance nos Estados Unidos, 85% do texto original foi mantido, além é claro dos zumbis e das moças casadouras peritas em artes marciais. Este não é o primeiro título de Grahame-Smith, o escritor se tornou conhecido por How to Survive a Horror Movie (Como Sobreviver a um Filme de Terror) e Abraham Lincoln: Vampire Hunter.

Embalada pelo sucesso dos zumbis, a editora Quirk Books também publicou Sense and Sensibility and Sea Monsters (algo como Razão e Sensibilidade e Mar de Monstros). Outro clássico de Jane Austen (Razão e Sensibilidade), o livro tem como co-autor o escritor Ben H. Winters, o mesmo que vai assinar Android Karenina, previsto para ser lançado em junho deste ano.

Os títulos com certeza não vão agradar os acadêmicos e fãs de Jane Austen, mas vale lembrar que a série Crepúsculo, uma das mais vendidas do ano passado levou milhares de adolescentes a lerem O Morro dos Ventos Uivantes, somente porque este era o livro preferido da protagonista. Esperamos que isso ocorra também com os leitores das versões trash, que leiam os clássicos originais.

Veja a diferença entre “Orgulho e Preconceito” e “Orgulho e Preconceito e Zumbis”:

Orgulho e Preconceito – Pride and Prejudice – Edição Bilingue

Autor: Jane Austen

O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. De fato, ele parece se interessar bastante por Jane, sua filha mais velha, logo no primeiro baile em que ele, as irmãs e o Sr. Darcy, seu amigo, comparecem. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII.

Orgulho e Preconceito e Zumbis

Autor: Jane Austen, Seth Grahame-Smith

""É uma verdade universalmente aceita que um zumbi, uma vez de posse de um cérebro, necessita de mais cérebros."" Assim começa Orgulho e Preconceito e Zumbis, uma releitura trash do popular romance de Jane Austen. A abertura dessa cultuadíssima versão de Seth Grahame-Smith para a obra do século XIX já destaca as surpresas geradas pela praga misteriosa que se abateu sobre os campos aristocráticos do Sul da Inglaterra, onde os defuntos estão retornando à vida e partem crânios de pessoas comuns para devorar seus miolos. No romance clássico, a autora iniciava a saga das casadouras irmãs Bennet com o aviso:“É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, possuidor de uma grande fortuna, deve estar em busca de uma esposa.” Agora, porém, no tranquilo vilarejo de Meryton, nossa heroína, a guerreira Elizabeth Bennet, treinada nos rigores das artes marciais, está determinada a eliminar a ameaça zumbi. Até que sua atenção seja desviada pela chegada do altivo e arrogante Sr. Darcy. Ela conseguirá superar os preconceitos sociais dos grandes aristocratas ingleses, tão ciosos e orgulhosos de seus privilégios? Grahame-Smith transfigura as famosas passagens do texto de Jane Austen numa deliciosa comédia de costumes.

SERVIÇO

Solange Fonzar

Solange é diretora da LivrariaElefante.com.br e apaixonada pela leitura. Com um repertório de aproximadamente 600 livros lidos, a colunista traz as novidades sobre o assunto semanalmente no Portal ONNE. Não perca sua coluna no canal de Cultura.

Orgulho e Preconceito e Zumbis: Editora: Intrinseca: Preço: R$ 29,90

Orgulho e Preconceito – Pride and Prejudice – Edição Bilingue: Editora: Landmark: Preço: R$ 45 "

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]