A Editora Landmark na Imprensa
"Editora Landmark lança um dos mais importantes trabalhos de Joseph Conrad; autor apresenta uma visão sombria da inércia moral e espiritual e a condenação daqueles que ousam enfrentá-la

“O Agente Secreto” serviu como base para o filme “Sabotage” (lançado no Brasil como “O Marido Era o Culpado” e, mais tarde, como “Sabotagem”), de 1936, dirigido por Alfred Hitchcock. É um dos últimos filmes da fase inglesa do cineasta - o diretor retornaria ao tema de conspirações e atentados mais tarde em produções como “O Homem que Sabia Demais” e ""Intriga Internacional”. Foi adaptado também para o cinema numa produção de 1996, dirigida por Christopher Hampton, com trilha sonora de Philip Glass e estrelada por Bob Hoskins, Patricia Arquette, Gérard Depardieu, Jim Broadbent, Christian Bale e Robin Williams.

A nova edição bilíngue lançada pela Editora Landmark resgata todas as minúcias de Joseph Conrad, apresentando a crítica social de sua época aos costumes e ao padrão de vida ingleses, além de apresentar corretamente a ironia e o sarcasmo de seu estilo.

Retrato da Inglaterra vitoriana

“O Agente Secreto” é um romance que pode parecer igual a alguns em uma primeira leitura ou visualização, ou seja, apenas um “thriller” de espionagem, pelo contrário, é uma análise aprofundada e um retrato da impotência relativa da maioria das mulheres na sociedade britânica nos últimos anos do século 19. Ele não prega. Não defende. Conrad deixa o leitor tirar as conclusões que são pertinentes para cada pessoa. Esta é uma de suas obras mais escuras e misteriosas que capta com humor, ironia e mistério todo o ambiente social e político da Inglaterra vitoriana. O cenário é Londres; o crime, um atentado.

Londres no final do século 19 é refúgio para todos os tipos de exilados políticos. Verloc é um deles, um anarquista que passou anos sendo financiado por um governo estrangeiro em suas ações como espião, ao mesmo tempo em que presta informações à polícia metropolitana da cidade. Quando um novo embaixador é empossado, exige que Verloc prove o seu valor, atacando alguns alvos selecionados. Sem escolha, diante de um paradoxo explorado por Conrad, Verloc inicia um movimento, que termina com um atentado, ferindo aqueles que lhe são importantes, e sendo apenas uma questão de tempo até que a polícia o encontre ou que seus “colegas” o silenciem.

Entre os mais lidos do século XX

A obra apresenta toda a maestria de um dos grandes escritores do século 20, um dos triunfos mais surpreendentes desse gênio da ficção que o torna um dos livros mais lidos entre os 100 mais importantes do século XX. Joseph Conrad se aprofunda de um modo quase cirúrgico dentro do submundo do terrorismo, demonstrando como a literatura pode detectar o futuro muito antes que a ciência social o faça.

Conrad, na verdade, nos indica que a grande vilã da história é a era moderna na qual vivemos, uma era que distorce a tudo e a todos, incluindo a política, as relações sociais e as relações familiares. O autor nos apresenta uma visão sombria da inércia moral e espiritual e a condenação daqueles que ousam enfrentá-la.

Um pouco sobre o autor

Joseph Conrad nasceu em 1857 numa família de patriotas empenhados em libertar a Polônia do domínio russo. Acompanhando o exílio de seus pais, teve seu primeiro contato com a língua inglesa enquanto seu pai traduzia autores ingleses. Antes de completar 12 anos, ficou órfão. Adolescente, entediou-se com a escola e escolheu a vida no mar. Aos 17 anos tornou-se marinheiro em Marselha, França. Em 1878, mudou-se para a Inglaterra, onde seguiu carreira na Marinha e ganhou cidadania inglesa com o nome de Joseph Conrad.

Publicou seu primeiro livro aos 38 anos, quando se aposentou da Marinha. Em 1902, publicou a novela “O Coração das Trevas”, em que narra o drama da destruição moral da Europa colonialista. É considerado um dos maiores estilistas da prosa inglesa. Entre seus principais livros, estão “Lorde Jim,” (1900), “Nostromo” (1904), “O Agente Secreto” (1907) e “Sob os Olhos Ocidentais” (1911). Joseph Conrad morreu em 1924, na Inglaterra.

Serviço

* O Agente Secreto - Edição bilíngue. De Joseph Conrad. Editora Landmark. www.editoralandmark.com.br "

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]