A Editora Landmark na Imprensa
"“O Coração Das Trevas” é um romance do escritor anglo-polonês Joseph Conrad. Antes de sua publicação em 1902, apareceu como uma série em três partes, publicado na Blackwood Edinburgh Magazine entre fevereiro e abril de 1899. É considerada pela crítica especializada como uma das 100 mais importantes obras da literatura mundial e inglesa do século 20 e parte do cânone ocidental. O relançamento de “O Coração Das Trevas” (Ed. Landmark, 176 páginas, R$ 35) apresenta a obra de Joseph Conrad em uma inédita edição bilíngüe (português/inglês).

O livro serviu como base para a produção de Francis Ford Coppola – “Apocalipse Now” (1979). O filme, com Marlon Brando no papel de Kurtz, transpôs a história da região do Congo Belga para o Vietnã durante os conflitos entre os Estados Unidos e as forças do então Vietnã do Norte.

A história traz as experiências do aventureiro Charles Marlow, um inglês que obteve uma posição junto a uma companhia de comércio belga como capitão de um barco fluvial a vapor nos territórios das colônias da África. Embora Joseph Conrad não identifique qual rio no Estado Livre do Congo (à época uma colônia propriedade privada do rei Leopoldo II da Bélgica), provavelmente trata-se do rio Congo. Marlow é contratado para transportar marfim rio abaixo, mas sua tarefa mais urgente é descobrir o paradeiro do senhor Kurtz, um dos mais famosos administradores dos entrepostos da colônia, que está desaparecido.

Joseph Conrad construiu uma narrativa simbólica com uma história dentro da história, ou uma narrativa moldura: Marlow conta a um grupo de amigos a bordo de um navio ancorado no estuário do rio Tâmisa, desde o anoitecer até o nascer do sol, sua aventura congolesa.

O AUTOR

Joseph Conrad nasceu em 1857 numa família de patriotas empenhados em libertar a polônia do domínio russo. Acompanhando o exílio de seus pais, teve seu primeiro contato com a língua inglesa enquanto seu pai traduzia autores ingleses. Antes de completar 12 anos, ficou órfão. Adolescente, entediou-se com a escola e escolheu a vida no mar. Aos 17 anos tornou-se marinheiro em Marselha, França. Em 1878, mudou-se para a Inglaterra, onde seguiu carreira na marinha e ganhou cidadania inglesa. Publicou seu primeiro livro aos 38 anos, após se aposentar da marinha. Em 1902, publicou a novela “O Coração Das Trevas”, em que narra o drama da destruição moral da Europa colonialista. É considerado um dos maiores estilistas da prosa inglesa. Entre seus principais livros estão: “Lorde Jim” (1900), “Nostromo” (1904), “O Agente Secreto” (1907) e “Sob os Olhos Ocidentais (1911). Joseph Conrad morreu em 1924, na Inglaterra. "

EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]