O Estranho Caso do Doutor Jekyll e do Senhor Hyde


   Edição Digital em ePUB Bilíngue Português Inglês
 
 
"Minha análise da alma, da psique humana, leva-me a crer que o ser humano não é verdadeiramente um, mas verdadeiramente dois. Um deles esforça-se para alcançar tudo que é nobre na vida. É o que chamamos de lado bom. O outro, quer expressar impulsos que prendam-no a obscuras relações animais com a terra. Esse é o que podemos chamar de mal...”

Foi com um trecho do livro que Fredric March (1897-1975) recebeu o Oscar de melhor ator pela atuação no filme “O Médico e o Monstro” (Dr. Jekyll e Mr. Hyde), em 1932.

Escrito em 1886 pelo escocês Robert Louis Stevenson, o clássico conta a história de Gabriel Utterson, um advogado que acompanha os horrores acontecidos em Londres no final do século 19 por um misterioso homem que comete crimes e provoca a polícia metropolitana. O clima sombrio da capital inglesa contorna a história e dá o tom de mistério, pois mesmo durante o dia, a nevoa deixa a cidade escura, transformando os transeuntes em vultos fantasmagóricos.

O contexto histórico do país também é transcrito na trama: avanço nas pesquisas e experimentos científicos, êxodo rural devido a Revolução Industrial que ali se instalara, contraste econômico, centro urbano em estado de caos, fumaça, poluição e aumento dos índices criminais, motivo pelo qual em 1829 foi criada a Scotland Yard, considerado por muitos, sua primeira citação na literatura. Pode-se afirmar que em meio a esta conjuntura, o lado tenebroso da sociedade vitoriana e a dualidade do homem foram discutidas na obra prima de Stevenson, O ESTRANHO CASO DO DOUTOR JEKYLL E DO SENHOR HYDE, publicado com nova tradução e em edição bilíngue.

A questão de todos terem em si o bem, cristalizado em condutas corretas e morais, e o mal, quando as convenções sociais são abstraídas e atos condenáveis são cometidos, é um tema atual e aplicável em diversos setores da vida, talvez seja este um dos motivos que torna O ESTRANHO CASO DO DR. JEKYLL E DO SENHOR HYDE um clássico imortal da literatura, afinal, quantas vezes nos deparamos com várias faces de uma mesma pessoa? A respeito do tema, o médico e escritor inglês Theodore Dalrymple afirma: “mesmo pessoas iletradas, que nunca leram um livro em suas vidas, fazem uso de Jekyll e Hyde enquanto metáfora".

Quando vivo, o autor foi uma celebridade, mas a partir da literatura moderna, Stevenson passou a ser visto como um escritor de segunda classe, limitado aos gêneros infantis e de terror. Não foi mencionado no “Oxford Anthology of English Literature”, em 1973, tão pouco no “Norton Anthology of English Literature”, de 1968 a 2000. Hoje Stevenson foi reavaliado e teve sua importância reconhecida como escritor, crítico e ensaísta. Ele é tido como inspirador de Joseph Conrad e Henry James que realizou amplos estudos acadêmicos sobre sua obra. Stevenson permanece popular por todo o mundo, sendo um dos autores mais lidos e traduzidos segundo o Índex Translationum, organizado pela UNESCO, à frente de Oscar Wilde, Charles Dickens e Edgard Allan Poe.

   Onde Comprar

 

   Autor

 

   Ficha Técnica

Kobo eBooks
Amazon.com.br
Livraria Cultura Ebooks
Livraria Saraiva Digital
Livrarias Curitiba Ebooks


 
   Robert Louis Stevenson
 
Edição Digital em ePUB Bilíngue Português Inglês

ISBN 978-85-88781-69-6

Tamanho: 14cmx21cm

Páginas: 122   /   Peso: 0g

Preço da Capa:  R$9,80

Selo: Landmark Digital