As Origens Históricas da Mística Maçônica
As Origens Históricas da Mística Maçônica
Autor
José Castellani
Tradução e notas
***************
Adaptação
***************
Ilustrador
***************
Idioma
Português
Lançamento
04/2005
Acabamento
Brochura
Formato
14cm x 21cm
Páginas
160
Peso
250 g
ISBN - Livros
ISBN 8588781220
ISBN - Digital
ISBN 978858878825
Compre Agora

Sinopse
A íntima relação entre a Maçonaria e o Misticismo através da análise precisa e correta de suas origens.

O misticismo em uma última análise é um conjunto de atos e disposições, cujo escopo é a comunhão com a divindade, considerada como o espírito criador e regulador de tudo o que no mundo existe. Para atingir essa finalidade é armado um complexo sistema especulativo que procura compreender os atributos, procurando a união íntima com a divindade e buscando a concretização do Um Absoluto ou do ente Único, supremo e onipotente.

Embora a Maçonaria não seja uma religião e nem seja uma ordem mística, ela utiliza em seus rituais e cerimônias, em sua simbologia e em sua estrutura filosófica e doutrinária, os padrões místicos de diversas civilizações antigas, relativos às religiões e às ordens iniciáticas de cunho religioso daquelas que representaram o alvorecer das civilizações modernas.

Para se ter idéia de como todas essas ciências especulativas, ou ramos filosóficos, chegaram à Maçonaria é necessário que se analise o Misticismo existente de diversas civilizações e sistemas religiosos, percorrendo desde a Antiguidade, analisando-se as crenças religiosas dos povos da Humanidade e o Misticismo medieval hebraico, árabe e europeu.

José Castellani apresenta em “As Origens Históricas da Mística Maçônica” a relação entre o Misticismo, de maneira geral e a Maçonaria, em particular, através da íntima relação com a Metafísica, com a Mitologia, com a Teologia, com a Teosofia, com as Religiões e com a Astrologia.
Compre em Nossos Parceiros

Conheça mais sobre José Castellani


(1937-2004)

Médico, escritor e historiador foi autor de mais de sessenta livros sobre a cultura  maçônica, sendo considerado assim, um fenômeno na ampla literatura da Fraternidade. Nascido em Araraquara, SP, exerceu cargos na docência médica, tendo se especializado em oftalmologia.

Iniciado na Ordem Maçônica em 9 de Novembro de 1965, logo em 1973, teve o seu primeiro livro maçônico publicado pela Editora A Gazeta Maçônica, sob o título 'Os Maçons que fizeram a História do Brasil'. Além desta importante obra, José Castellani também foi o autor dos livros 'Shemá Israel', 'A Ciência Maçônica e as Antigas Civilizações', 'A Maçonaria na Década da Abolição e da República', dentre outros. Portador de várias condecorações pela sua contribuição à cultura maçônica, destacam-se a Ordre Militaire et Hospitallier de Saint Lazare de Jerusalém (França) e a Ordo Sancti Georgi (Itália).

Somou mais de sessenta títulos culturais maçônicos,mantendo sempre em produção novos títulos para serem publicados. Foi um incansável colaborador de inúmeras publicações e o responsável pela Consultoria Maçônica do site Lojas Maçônicas.

Incansável trabalhador em prol da Educação e Cultura Maçônicas ocupou os mais altos postos da Ordem, nesta área, em São Paulo e no Brasil; criando e reformulando o pensamento e as atitudes de uma época e influenciando toda uma geração com sua forma de agir e pensar.





Do mesmo autor



EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]