Café, Ferro e Argila
Café, Ferro e Argila
Autor
Fábio Pedro-Cyrino
Tradução e notas
***************
Adaptação
***************
Ilustrador
***************
Idioma
Português
Lançamento
12/2005
Acabamento
Brochura
Formato
16cm x 16cm
Páginas
256
Peso
308 g
ISBN - Livros
ISBN 8588781174
ISBN - Digital
ISBN 9788588781757
Compre Agora

Sinopse
Café, Ferro e Argila analisa com propriedade esses aspectos e traz à luz, a partir de documentação até agora pouco conhecida, entre outros aspectos relevantes, e completado com a reprodução de importantes documentos administrativos e técnicos da companhia esclarecendo as diretrizes adotadas por seus dirigentes para a implantação da linha férrea e outros fatos fundamentais para a compreensão do desenvolvimento das obras de construção da linha e das construções que lhe complementavam o funcionamento. Essa seleção proporciona aos leitores em geral e aos estudiosos do tema, ao lado do próprio texto principal, material para o desenvolvimento da continuidade dos estudos sobre a ferrovia.

Café, Ferro e Argila contribui com um amplo espectro de informações e análises. É produto da conjunção das várias formas de estudo do ambiente construído preconizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. De fato, confronta análises relativas a História da Técnica e História da Arquitetura, Economia e organização empresarial, Engenharia e Arquitetura Ferroviárias. Esta formulação interdisciplinar talvez seja uma das maiores contribuições do presente trabalho, mas não podemos desconhecer aspectos muito importantes analisados pelo autor.

Café, Ferro e Argila inicialmente, discute a formação das ferrovias britânicas, que seriam o modelo para a implantação de ferrovias no Brasil, em especial a linha ligando São Paulo a Jundiaí. As construções e os equipamentos ferroviários desenvolvidos na Grã-Bretanha serão encontrados posteriormente na linha construída na Serra do Mar possibilitando a amortização dos investimentos no desenvolvimento da tecnologia e a base industrial da metrópole. A discussão das manifestações de interesse na implantação de ferrovias no Brasil por parte de grupos de empresários e os primeiros investimentos efetivamente concretizados tornam claro o contraste com a consistência do empreendimento da Ingleza, em termos de retaguarda financeira, organização administrativa e avanço tecnológico. Os benefícios proporcionados pela pioneira linha entre o Porto de Santos e Jundiaí e, posteriormente, pela continuidade da rede férrea em direção às regiões agrícolas de São Paulo são bem conhecidos, mas seu entendimento poderá ser alcançado, com maior acuidade, a partir da presente obra. A análise das estações da linha, uma vez estabelecida a tipologia que as caracteriza, bem como dos diversos edifícios destinados a outras funções vinculadas à linha, proporciona um quadro da sua arquitetura e o reconhecimento de técnicas construtivas que serão incorporadas à arquitetura paulista.
Compre em Nossos Parceiros

Conheça mais sobre Fábio Pedro-Cyrino




Arquiteto e designer, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Mestre em História da Arquitetura pela mesma Universidade, além de jornalista pertencente à ABI Associação Brasileira de Imprensa.

Atua nas áreas de design gráfico e marketing cultural, sendo diretor editorial da Editora Landmark, além de diretor de criação da Arquétipo Design+Comunicação.

Além dessas atividades, é tradutor de várias obras, entre as quais "Meditações", de Jonh Donne, "O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde", de Robert Louis Stevenson, "O Pórtico e a Câmara do Meio", de Albert Pike e "O Segundo Messias", de Christopher Knight e Robert Lomas, além das obras "Uma Defesa da Poesia e Outros Ensaios", de Percy Shelley, (em conjunto com Marcella Furtado), "Um Cântico de Natal", de Charles Dickens, "O Coração das Trevas" de Joseph Conrado, todos lançados pela Editora Landmark.



Do mesmo autor



EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]