John Buchan, 1º Barão Tweedsmuir (1875-1940), foi um romancista escocês, mais conhecido pelo seu romance “Os 39 Degraus”. Buchan iniciou sua carreira como advogado em 1901, mas quase imediatamente partiu para a política, sendo nomeado secretário privado do administrador das colônias britânicas Alfred Milner, alto comissário para África do Sul e governador da Colônia do Cabo. Buchan viria a adquirir larga experiência com as regiões que povoariam a sua produção literária.
Durante a Primeira Guerra Mundial, escreveu para o Departamento de Propaganda de Guerra e foi correspondente para o jornal The Times, em França. Em 1915, publicou seu livro mais famoso, “Os 39 Degraus” (The Thirty-Nine Steps), um thriller de espionagem ambientado justamente antes do começo da Primeira Guerra Mundial, no qual aparece seu herói Richard Hannay, baseado em um amigo de sua época na África do Sul, Edmund Ironside. No ano seguinte, publicou uma continuação, “Greenmantle”. Depois da guerra, começou também a escrever sobre temas históricos sem contudo abandonar os thrillers e novelas históricas. Sua produção literária inclui cerca de 30 novelas e sete coleções de relatos. Também escreveu biografias, mas seus livros mais conhecidos são os thrillers de espionagem e provavelmente são por estes que atualmente é mais celebrado. Em 1935, foi nomeado governador-geral do Canadá e recebe o título de Barão Tweedsmuir de Elsfield. Buchan continuou escrevendo inclusive depois de sua nomeação e seus livros posteriores incluem novelas, histórias e suas crônicas sobre o Canadá. Além disso, escreveu uma autobiografia, “Memory Hold-the-Door”, ainda como governador-geral, e que viria a ser o livro favorito do presidente John F. Kennedy. Sendo um narrador extremamente atraente, o tempo tratou bem a sua produção literária e sua popularidade está experimentando um amplo ressurgimento nos dias de hoje.
Ao se barbear em 6 de fevereiro de 1940, sofreu um acidente vascular, ferindo-se gravemente na cabeça durante a queda. Viria a falecer cinco dias depois.
LIVROS DO AUTOR