“Organizada pela editora Landmark numa coletânea bilíngüe, a antologia “”Contos Completos”” reúne todos os contos de um dos escritores mais evidentes na literatura britânica, Oscar Wilde.
Dividida em quatro livros que expõem a evolução literária do autor, a antologia apresenta tanto histórias melancólicas quanto felizes, escritas com rebuscamento contido, que deixa fluir melhor os enredos rápidos. Em primeiro momento, Oscar Wilde desarma-se de certos recursos (como nomes, detalhes etc) para generalizar comportamentos e melhor abordá-los. Já ao final, à luz da complexidade literária, surgem personagens mais caricatas e de comportamento bem específico, mas a crítica social permanece como antes.
O conto “”O Retrato do Sr. W. H.”” foge à regra ao apresentar-se mais como um ensaio sobre um polêmico trabalho de Shakeaspere. Wilde não perde a chance de polemizá-lo ainda mais, desvendando segredos sobre a sexualidade oblíqua do escritor inglês. Aí reside o impressionante: o fato de um enredo de tal teor dividir o espaço com contos singelos, inocentes, felizes, e tristes, obscuros. Talvez seja O Retrato… o único a causar indiferença, principalmente entre aqueles desligados da obra shakesperiana. Os outros da antologia, pelo contrário, são capazes das reações mais variadas, sejam elas risadas ou lágrimas – o que demonstra, claro, o grande talento literário de Wilde, que sequer se ofusca perante os escabrosos erros da edição da Landmark.”
MULTIPLY: ET CETERA