“De 2 a 20 de fevereiro de 2009, na sede da Prefeitura municipal, a cidade de São Paulo receberá a Exposição Internacional que ilustra a vida e o legado destes três lideres mundiais.
Após percorrer 21 países, e agora promovida pela Prefeitura da Cidade de São Paulo através da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e da UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz), pela Capela Internacional Martin Luther King Jr. da Faculdade Morehouse e com apoio da Associação Brasil SGI, a exposição GANDHI, KING E IKEDA – PELO IDEAL DO HUMANISMO é inaugurada em São Paulo no próximo dia 2 de fevereiro de 2009 na sede da Prefeitura Municipal, no centro de São Paulo.
Idealizada há dez anos por Lawrence Carter, diretor da Faculdade Morehouse em Atlanta, EUA, a exposição tem como objetivo levar ao grande público a visão e as ações pacifistas destes três grandes homens que, apesar de pertencerem a culturas distintas, disseminaram a conduta da não-violência, da solidariedade e do humanismo, proporcionando um novo olhar perante questões e grandes problemas enfrentados hoje por todo mundo.
A exposição conta com 46 painéis divididos em cinco temas: INSPIRAÇÕES DE VIDA, CORAÇÃO HUMANITÁRIO, PRINCÍPIOS E AÇÕES, ADVERSIDADES E RESISTÊNCIA e NÃO-VIOLÊNCIA, que apresentam a vida e episódios centrais da vida de Mahatma Gandhi, que liderou o movimento de não-violência durante a luta pela independência da Índia na primeira metade do século XX; Martin Luther King Jr, conhecido líder e defensor dos direitos civis e da igualdade racial na sociedade norte-americana; e Daisaku Ikeda, vivo e atuante, preside da Soka Gakkai Internacional (SGI) e fundador da Universidade Soka, Instituto de Filosofia Oriental, Associação de Concertos Min-On e Museu de Arte Fuji de Tóquio. Ikeda acredita na revolução do pensamento por meio da educação e empenha-se desde os anos 1970 pelo restabelecimento das relações diplomáticas sino-japonesas, o que já resultou na criação de diversos institutos de pesquisa do humanista em cerca de 20 universidades chinesas. É autor de diversos textos e propostas sobre a paz, a educação e o meio-ambiente, todas enviadas à Organização das Nações Unidas.”
PORTAL PORTO CULTURA