Importantes jornais publicaram matérias explicando a crise das duas grandes redes e como pequenas e médias livrarias podem ser prejudicadas ou beneficiadas com a situação.

Saraiva e Cultura ainda são o tema principal das notícias do final de semana. No sábado (8), a Folha publicou matéria dizendo que o mercado editorial teme o efeito cascata da dívida da Saraiva e Cultura que médios e pequenos editores têm alta dependência dos negócios com as megarredes de livrarias. A Landmark, por exemplo, entrou com um processo judicial contra a Saraiva, que lhe deve R$ 169,7 mil. “Caso não consiga recuperar seus livros deixados em consignação, sofrerá severos prejuízos”, afirma a editora no processo. A matéria ainda falou sobre o modelo de consignação usado no mercado editorial e o que algumas editoras estão fazendo para reduzir custos e passar pelas dificuldades.

O Zero Hora, de Porto Alegre, também falou sobre como a crise das grandes redes afeta o futuro do livro no Brasil e o Correio do Povo, também da capital gaúcha, focou em como as pequenas livrarias estão resistindo à crise. As duas matérias apresentam uma linha do tempo sobre o assunto, explicando como as duas grandes redes chegaram nessa situação e também ouviram o que especialistas no assunto têm a dizer.

PORTAL PUBLISHNEWS