Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775, na casa paroquial de Steventon, Hampshire, Inglaterra, tendo o pai sido sacerdote e vivido a maior parte de sua vida nesta região. É considerada como sendo uma das figuras mais importantes da literatura britânica ao lado de William Shakespeare, Charles Dickens e Oscar Wilde. Ela representa o exemplo de escritora, cuja vida, protegida e recatada, em nada reduziu a estatura e o dramatismo de sua obra.
Tendo-se estabelecido como romancista, continuou a viver em relativo isolamento, na mesma altura em que a doença a afetava profundamente. Até os dias de hoje, não tem-se certeza das causas da sua morte: uma teoria recente afirma que poderia ter sofrido de intoxicação por arsénio, em face de uma declaração registrada em uma das suas cartas: “Estou consideravelmente melhor agora e estou a recuperar um pouco a minha aparência, que anda bastante ruim, preta, branca e de todas as cores erradas”. A intoxicação por arsénio pode provocar uma pigmentação em que partes da pele ficam marrons, enquanto outras embranquecem. O arsénio era fácil de ser obtido na época e usado para o tratamento do reumatismo, algo de que Jane Austen queixava-se constantemente em suas cartas. Em busca de tratamento para a enfermidade, viajou a Winchester, onde faleceu aos 41 anos, em 18 de julho de 1817, e sepultada na catedral da cidade.
A fama de Jane Austen perdura através dos seus seis melhores trabalhos: Sensibilidade e Bom Senso (1811), Orgulho e Preconceito (1813), Mansfield Park (1814), Emma (1815), Persuasão (1818) e A Abadia de Northanger (1818), estes últimos publicados postumamente. Lady Susan (escrito entre 1794 e 1805), The Brothers (iniciado em 1817, deixado incompleto e publicado em 1925 com o título Sanditon) e Os Watsons (escrito por volta de 1804 e deixado inacabado) são outras de suas obras. Deixou ainda uma produção juvenília (organizada em três volumes), uma peça teatral, “Sir Charles Grandison, or The Happy Man: a Comedy in Six Acts”, poemas, registros epistolares e um “Projeto de um Romance”.