ANTÓNIO DE ALCÂNTARA MACHADO foi um renomado escritor brasileiro nascido em São Paulo, em 25 de maio de 1901, e falecido em um trágico acidente de carro no dia 14 de abril de 1935, aos 34 anos de idade.

Ele foi uma figura importante na literatura brasileira do século XX, conhecido principalmente por sua contribuição para o movimento modernista.

Filho de uma família de classe média alta participou ativamente da Semana de Arte Moderna de 1922, evento no qual colocou-se como uma de suas figuras centrais, ao lado de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral dentre outros.

Como escritor, explorou diversos gêneros literários, com um estilo caracterizado pela modernidade, ousadia e uma visão crítica sobre a sociedade e a cultura brasileira da época.

Uma de suas obras mais conhecidas é “Brás, Bexiga e Barra Funda” (1927) que retrata a vida urbana de São Paulo, com personagens que representam diferentes camadas sociais da cidade e uma visão realista e crítica da sociedade paulistana.

Sua morte prematura privou a literatura brasileira de um escritor talentoso e promissor que deixou uma marca indelével no movimento modernista e na cultura brasileira.

LIVROS DO AUTOR