Por Vanessa Centamori

Falta pouco para o fim de ano, mas ainda dá tempo de cumprir suas metas. Se você estipulou aumentar o número de leituras em 2024, que tal fechar este ciclo com chave de ouro e ler alguns autores clássicos até dezembro? Separei lançamentos perfeitos para isso: são edições novas de escritores renomados como Machado de Assis, Oscar Wilde e George Orwell.

Os três livros mais icônicos de Machado estão sendo relançados no box Trilogia realista, da editora Landmark; já Frankenstein, de Mary Shelley, ganha uma nova edição da editora Aleph, lançada 200 anos depois de sua publicação original. Confira a lista completa a seguir:

1. Trilogia realista: Memórias Póstumas de Brás Cubas; Quincas Borba; Dom Casmurro, de Machado de Assis

(Landmark, 1056 páginas | Impresso: R$ 160)

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro são obras clássicas da literatura realista de Machado de Assis. Se você ainda não as leu durante a escola ou faculdade, eis aqui uma nova chance. Relançados em um box especial da editora Landmark, os três livros tocam em temas como hipocrisia social, o conflito de classes e as complexidades humanas.

Publicado em 1880, Memórias Póstumas é narrado em primeira pessoa, pelo defunto Brás Cubas, que conta suas lembranças de vida. A dedicatória da obra já revela a irreverência do personagem: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas memórias póstumas“.

Dom Casmurro (1899), por sua vez, deixa uma questão intrigante no ar: afinal a protagonista feminina da obra, Capitu, traiu ou não Bentinho? O próprio Bento, que é um narrador-personagem, relembra sua juventude já como um homem de idade, trazendo suas desconfianças sobre a traição do passado.

(Para acessar o restante da matéria acesse o link abaixo)

Machado, Kafka e mais: 14 obras de autores clássicos para ler em novembro | Sua Estante | Galileu