1ª jornalista do país, Narcisa Amália recebe homenagem póstuma da Alerj
A Assembleia Legislativa do Rio concedeu a Medalha Tiradentes post mortem a Narcisa Amália, primeira jornalista do Brasil, como parte das ações que marcam o centenário de sua morte.
A atriz e educadora Beth Araujo emocionou o público ao declamar o poema “Porque Sou Forte”, que aborda os desafios de ser mulher e poetisa em uma época marcada por opressões. Todos os participantes receberam Moções de Aplausos e Congratulações, além de um vaso com violetas, flor favorita de Narcisa e nome de sua filha.
O evento foi encerrado com apresentação da banda União dos Operários, de São João da Barra, sob regência do maestro Roberto Fernandes Martins. O grupo executou composições baseadas em poemas da homenageada, com arranjos do músico Ijonnys Machado, incluindo “Africano e o Poeta” e “Recordações do Itatiaia”.
Em um momento simbólico e lúdico, a cerimônia foi finalizada com a aparição da boneca de Narcisa Amália, que saudou os convidados e reforçou a proposta de manter viva a memória da primeira jornalista profissional do país.
Além da homenagem, a Alerj aprovou a criação do Prêmio Narcisa Amália de Literatura e Jornalismo, voltado a estudantes do ensino médio da rede pública estadual que se destacarem em produção literária e de jornais escolares. A iniciativa consta no Projeto de Resolução 1.023/24, também de autoria da deputada Carla Machado.
Nascida em São João da Barra (RJ), Narcisa Amália foi poeta, escritora, tradutora, crítica literária e pioneira do jornalismo brasileiro. Atuou em diversos periódicos e usou sua escrita para combater o regime escravista e a opressão contra as mulheres, causas que marcaram sua trajetória e sua obra.
1ª jornalista do país, Narcisa Amália recebe homenagem póstuma da Alerj – Diário do Rio de Janeiro